Guerra

Putin diz que parou guerra civil após retaliar mercenários

Presidente russo, Vladimir Putin, agradeceu militares por resistência à rebelião de mercenários e disse que 'nem o Exército nem o povo russo estavam ao lado dos rebeldes'.

Ipolítica, com informações do g1

Putin afirma que povo da Rússia não apoiou grupo rebelde
Putin afirma que povo da Rússia não apoiou grupo rebelde (Kremlin)

MOSCOU - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou na manhã desta terça-feira (27) ter conseguido impedir uma guerra civil em território nacional, após militares terem retaliado um grupo de rebeldes, ligado a mercenários, na última sexta-feira. O grupo paramilitar Wagner tentou ofensiva para derrubar o governo russo, mas não prosperou.

A manifestação de Putin ocorreu durante discurso direcionado a militares no Kremlin. Este é segundo pronunciamento do líder russo desde o motim do grupo mercenário.

Ele elogiou a tática militar utilizada na operação de resistência ao motim e afirmou que "nem o Exército nem o povo russo estavam ao lado dos rebeldes".

O presidente russo também afirmou que não foi preciso deslocar nenhuma tropa que luta na Ucrânia para ajudar na resistência à rebelião. 

O grupo rebelde ameaçou invadir a capital russa, e estava a caminho da cidade quando um acordo entre as duas partes foi anunciado. A Praça Vermelha chegou a ser fechada e protegida por tanques durante a revolta.

Putin pediu também um minuto de silêncio pelos pilotos de helicópteros militares russos derrubados na sexta-feira por membros do grupo Wagner - os mercenários alegam que estava se defendendo de bombardeios da própria Rússia a uma base do grupo paramilitar na Ucrânia.

Leia também: TSE retoma julgamento que pode levar à inelegibilidade de Bolsonaro

Belarus
Quem intermediou o acordo entre o governo da Rússia e o grupo Wagner, foi o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko. Hoje ele disse que quer que líderes dos mercenários "compartilhem suas experiências" com seu país.

Pelo acordo, o líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, se exilará em Belarus.

Nesta manhã, um avião privado que a imprensa russa afirma transportar Prigozhin aterrissou no país, mas, até a última atualização desta notícia, não havia confirmação de que ele estava na aeronave. 

Reunião

Putin vai se reunir nesta terça-feira com membros do alto escalão das Forças Armadas e com representantes da mídia estatal russa para discutir estratégias.

O objetivo é alinhar discurso e estratégias, diante da guerra travada com a Ucrânia, ameaças de outras nações e ofensiva do grupo Wagner. O chefe da Guarda Nacional russa afirmou que o governo russo vai reforçar as tropas com mais tanques e armas pesadas, de acordo com a agência de notícias RIA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.