MUNDO - A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que foram encontrados nesta quinta-feira (22) destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan, desaparecido enquanto fazia uma expedição pelo Titanic.
Segundo a Guarda Costeira, a descoberta foi feita perto de onde estão os restos do Titanic, por uma das sondas que fazem as buscas. Uma entrevista coletiva sobre a descoberta foi agendada para a tarde desta hoje.
Os destroços foram encontrados por uma sonda levada ao local por um navio canadense, o Horizon Artic.
Nesta manhã, a sonda canadense e mais dois robôs capazes de monitorar o fundo do mar chegaram até a profundeza máxima do Oceano Atlântico dentro do perímetro de buscas, de cerca de 20 mil metros quadrados.
Oxigênio
A localização de destroços ocorre cerca de cinco horas depois de esgotar o prazo máximo de duração de oxigênio dentro do submarino estimado pela Guarda Costeira a partir de cálculos que levam em conta o horário de início da viagem, na tarde de domingo (18).
A tripulação partiu em uma expedição para tentar encontrar os restos do Titanic. A estimativa havia sido feita pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.
O submarino Titan, da empresa OceanGate, desapareceu com cinco passageiros. Desde então, equipes de resgate do Canadá e dos Estados Unidos, com auxílio de embarcações francesas, fazem buscas pela embarcação.
As buscas, no entanto, ainda seguem para as cinco pessoas da embarcação: o empresário e aventureiro britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood, além do CEO e fundador da OceanGate, empresa proprietária do submersível, Stockton Rush.
A expedição de oito dias para ver os destroços do Titanic custa US$ 250 mil (R$ 1.194.625) e o submarino pode acomodar até cinco pessoas.
Os destroços do Titanic estão 3.800 metros abaixo da superfície no fundo do Atlântico. O naufrágio do Titanic ocorreu em 1912, e o local foi extensamente explorado desde que foi descoberto em 1985.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.