Reconhecimento

Maranhense é premiada nos Estados Unidos por lutar contra exploração de trabalhadores

Pureza Lopes Loyola é a primeira mulher brasileira a receber o prêmio “Heróis no combate ao tráfico de pessoas”.

Imirante, com informações do g1 MA

Pureza Lopes Loyola recebe prêmio das mãos de Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos.
Pureza Lopes Loyola recebe prêmio das mãos de Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos. (Chuck Kennedy / U.S. Department of State)

WASHINGTON D. C. (ESTADOS UNIDOS) - A maranhense Pureza Lopes Loyola, que se tornou símbolo no combate à exploração de trabalhadores após resgatar o filho do trabalho análogo à escravidão, recebeu, nesta quinta-feira (15), o prêmio “Heróis no combate ao tráfico de pessoas”, concedido pelo governo dos Estados Unidos. Primeira mulher brasileira a ser homenageada nessa iniciativa, que existe desde 2004, Dona Pureza, como é conhecida, recebeu a honraria das mãos do secretário de Estado americano Antony Blinken.

Dona Pureza se tornou referência na luta contra a escravidão no Brasil e no mundo após a saga para encontrar o filho mais novo, Abel, que saiu de casa para trabalhar em um garimpo, em 1993, e passou meses sem dar notícias. Após três anos de peregrinação, onde arrumou emprego em uma fazenda e testemunhou o tratamento brutal aos trabalhadores rurais escravizados, Pureza localizou e resgatou Abel no interior do Pará.

O heroísmo de Dona Pureza iniciou um movimento do governo brasileiro de fiscalização para fazer cumprir a lei, garantir os direitos trabalhistas em todo o território nacional e identificar as vítimas de trabalho escravo. Em pouco mais de 25 anos, o grupo especial de fiscalização conseguiu libertar mais de 57 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão.

"Eu estou viva. Eu não uso faca, eu não uso ferro nenhum. E venci toda essa batalha no meio de tanta gente ruim. O que eu desejo é que Deus olhe para o Brasil, porque no Brasil é só o Brasil mesmo porque é bom, é maravilhoso nosso país, tem tudo que precisamos. É uma delícia", afirmou Dona Pureza, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

A história de luta de Dona Pureza foi retratada no filme "Pureza", que teve Dira Paes no papel principal e direção de Renato Barbieri. "Pureza", que recebeu quase 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema, será exibido pela primeira vez na TV aberta na próxima segunda-feira (19), na Tela Quente, da TV Globo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.