Internacional

Premiê espanhol dissolve parlamento e convoca novas eleições

Pedro Sánchez explicou que decisão após resultado das eleições regionais que indicaram uma dura derrota para a sua sigla, o Partido Socialista Obreiro Espanhol.

Ipolítica, com informações do g1

Pedro Sánchez decidiu dissolver o parlamento e convocar novas eleições
Pedro Sánchez decidiu dissolver o parlamento e convocar novas eleições (Mariscal/EFE/)

ESPANHA - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira (29) que vai dissolver todo o Parlamento do país e convocar novas eleições gerais.

Sánchez explicou que a decisão foi tomada depois de resultado de eleições regionais realizadas no domingo (28) apontarem uma dura derrota para sua sigla, o Partido Socialista Obreiro Espanhol (PSOE).

Em alianças com a extrema direita espanhola, o Partido Popular (PP), principal rival político do PSOE, tirou dos socialistas o controle de quase todas as regiões do país, incluindo a Comunidade de Madri, além do governo de sete das 10 maiores cidades.

Pedro Sánchez reconheceu responsabilidade na derrota de seu partido e disse ter decidido convocar novas eleições para que "o povo espanhol tome a palavra para decidir o rumo político do país".

Leia também: Turquia reelege Erdogan para mais cinco anos no poder

Crise

"Assumo em primeira pessoa esses resultados e acredito ser importante submeter nosso mandato democrático à vontade popular", declarou.

Espanha tem a quarta maior economia da União Europeia e vem enfrentando problemas de inflação alta, mas há também uma insatisfação de parte da população com as políticas de Sánchez, que governa em uma coalizão o Podemos, de extrema esquerda.

O premiê afirmou que o novo pleito ocorrerá em 23 de julho, mas não afirmou se concorrerá ou não pelo seu partido. Pelo calendário convencional, as eleições gerais ocorreriam no fim deste ano.

Mas, com o adiantamento anunciado nesta segunda, as Cortes espanholas serão dissolvidas a partir de terça-feira (29), disse o premiê, que afirmou já ter comunicado a decisão ao rei da Espanha, Felipe VI.

A Espanha tem um regime de monarquia parlamentarista - o rei é o chefe de Estado, responsável pelas Forças Armadas e por reconhecer o primeiro-ministro, mas não interfere no Executivo. Já o premiê do país tem a função de chefe de governo, e é escolhido pelo Parlamento, eleito por voto popular.

Pedro Sánchez, líder do PSOE, comanda a Espanha desde 2019, depois de eleições também convocadas antes da hora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.