Imunizante

Vacinas contra câncer e outras doenças devem estar prontas até 2030, diz diretor da Moderna

A Moderna é responsável pela criação de uma das vacinas usadas contra a covid-19, cuja tecnologia baseada em mRNA permitiu o avanço para outros imunizantes.

Imirante.com

Paul Burton acredita que em pelo menos cinco anos já será possível que a farmacêutica ofereça vacinas "para todos os tipos de doenças".
Paul Burton acredita que em pelo menos cinco anos já será possível que a farmacêutica ofereça vacinas "para todos os tipos de doenças". (Divulgação / Prefeitura de São Luís)

MUNDO - Uma série de vacinas que protegem contra diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e autoimunes deve estar pronta até 2030. É o que revela Paul Burton, diretor médico da farmacêutica Moderna, em entrevista ao jornal The Guardian.

Segundo Burton, em pelo menos cinco anos já será possível que a farmacêutica ofereça vacinas "para todos os tipos de doenças". A velocidade do processo se deve ao sucesso das vacinas contra a covid-19, pois a tecnologia envolvida nesses imunizantes permitiu 15 anos de avanços em apenas um.

“Acredito que o que aprendemos nos últimos meses é que, se você pensou que o mRNA era apenas para doenças infecciosas ou apenas para Covid, a evidência agora é que esse não é o caso. [O mRNA] pode ser aplicado a todos os tipos de doença; em câncer, doenças infecciosas, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, doenças raras. Temos estudos em todas essas áreas e todos eles se mostraram muito promissores”, disse o diretor.

Para ele, também será possível que diversos tipos de infecções respiratórias, como a covid e a gripe, sejam tratadas com apenas uma vacina. Além disso, terapias de mRNA podem ser usadas para doenças raras para as quais atualmente não existem medicamentos.

A tecnologia baseada em mRNA funciona ensinando as células a produzir uma proteína que desencadeia a resposta imune do corpo contra doenças. "Acredito que teremos terapias baseadas em mRNA para doenças raras que antes não podiam ser tratadas com remédios e acredito que daqui a 10 anos estaremos nos aproximando de um mundo onde você realmente pode identificar a causa genética de uma doença e, com relativa simplicidade, consertá-la usando tecnologia baseada em mRNA", disse Burton.

Com base nos dados dos estudos realizados pela Moderna, o órgão de controle sanitário dos Estados Unidos (FDA) concedeu neste ano a designação de terapia inovadora às vacinas contra doenças respiratórias e contra o câncer. Isto significa que a revisão regulatória dos imunizantes será acelerada. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.