Audiência

Trump se apresentará à Justiça dos EUA

Ex-presidente dos Estados Unidos foi formalmente acusado de ter cometido crime no pleito eleitoral de 2016.

Ipolítica

Trump se apresentará à Justiça dos Estados Unidos nesta terça-feira
Trump se apresentará à Justiça dos Estados Unidos nesta terça-feira (Divulgação)

EUA - O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump deve se apresentar nesta terça-feira à Justiça de Nova York. Ele participará de audiência para tomar conhecimento formal das acusações que pesam contra si. Ele foi indiciado por suposto pagamento de US$ 130 mil - que equivale a cerca de R$ 667 mil -, em propina a uma atriz pornô em 2016.

Com a denúncia, Trump passa a ser o primeiro ex-presidente da Casa Branca a ser formalmente acusado de crime desde que a república americana foi fundada, em 1776.

Normalmente, acusados por crimes que passam por audiência na Justiça de Nova York são algemados ao se apresentarem no tribunal.

Leia também: Alexandre de Moraes autoriza apreensão de emails das Americanas

Algemas

Um dos advogados de Trump, contudo, afirmou à imprensa que ele será poupado deste etapa. Ele também deverá aguardar a audiência numa sala de interrogatório ao invés de em uma cela tradicional, como ocorre com os demais cidadãos norte-americanos. 

A análise de juristas dos EUA é de que Trump não deve ficar preso, uma vez que o crime do qual ele é acusado não é de natureza violenta. A exceção acontece caso o tribunal entenda que há risco de fuga, o que parece improvável considerando que ele tem escolta permanente do Serviço Secreto americano.

Trump é acusado de ter pago propina para a atriz pornô Stormy Daniels em 2016, com quem teria tido um caso extraconjugal em 2006, para abafar um possível prejuízo à sua imagem nas eleições daquele ano com a divulgação do escândalo.

Ele nega as acusações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.