SUÍÇA - Uma declaração da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, gerou polêmica na terça-feira (17). Durante participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que há 120 milhões de pessoas passando fome no Brasil. O número equivaleria a mais da metade da população brasileira.
“O mundo é desigual. No meu país, tem 120 milhões de pessoas que estão passando fome. Nós tínhamos saído do Mapa da Fome e agora temos 33 milhões de pessoas que estão vivendo com menos de um dólar por dia. A sustentabilidade não é só econômica, não é só ambiental, ela é também social e é também política”, declarou Marina em um painel.
A ministra não citou a fonte da informação, mas supostamente referia-se a dados da pesquisa “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil”, divulgados em abril de 2021, que apontavam para 125,6 milhões de pessoas no país que não comiam em quantidade e qualidade ideais desde o surgimento da Covid-19.
No entanto, levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pensann) aponta que é de 33 milhões o número de pessoas sujeitas a “insegurança alimentar grave”, termo técnico admitido para pessoas que efetivamente passam fome por falta de dinheiro, fazem apenas uma refeição ao dia, ou ficam sem comer um dia inteiro.
O estudo foi feito em parceria com seis entidades e ONGs, e divulgado no ano passado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.