RÚSSIA - O presidente russo, Vladimir Putin, decretou, nessa quinta-feira (5), um cessar-fogo na Ucrânia durante o período do Natal ortodoxo. A medida entrou em vigor nesta sexta-feira (6) e seguirá até a meia-noite deste sábado (7).
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considera a trégua uma hipocrisia. “Agora, querem usar o Natal como disfarce para, pelo menos, interromper brevemente o avanço dos nossos homens no Donbass e trazer equipamentos, munições e militares para mais perto das nossas posições”, disse em discurso, por vídeo, ontem à noite.
Esta é a primeira grande trégua desde o início da invasão. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acredita que Putin tenta “ganhar fôlego” com a pausa na invasão.
A igreja ortodoxa da Rússia comemora o Natal em 7 de janeiro porque ainda adota o calendário juliano - cada dia do calendário juliano ocorre 13 dias após o dia correspondente no calendário gregoriano.
Saiba Mais
- Voo para repatriação de brasileiros no Líbano parte nesta quarta-feira
- EUA reforçam apoio militar a Israel em meio aos ataques ao Líbano
- Ucrânia: guerra completa 2 anos com fracasso de sanções contra Rússia
- Guerra: mundo vê escalada de violência no Oriente Médio
- Chanceler brasileiro discute guerra com ministro do Catar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.