Guerra na Ucrânia

Rússia anuncia ''cessar-fogo parcial'' para permitir corredores humanitários

Segundo a RIA, agência russa de notícias, o cessar-fogo permitirá que civis deixem a cidade de Mariupol durante um período de cinco horas.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h10
Segundo a RIA, agência russa de notícias, civis poderão deixar Mariupol e suprimentos e medicamentos poderão chegar à cidade.
Segundo a RIA, agência russa de notícias, civis poderão deixar Mariupol e suprimentos e medicamentos poderão chegar à cidade. (Foto: Reprodução / Youtube)

UCRÂNIA - A Rússia declarou um "cessar-fogo parcial" de 5 horas, e seu Exército irá parar ataques "localizados" às 11h deste sábado (5) (horário local, 6h no Brasil). Duas regiões serão beneficiadas por enquanto (Mariupol e Volnovakha).

Segundo a RIA, agência russa de notícias, os civis poderão deixar Mariupol e suprimentos e medicamentos poderão chegar à cidade durante esse período de cinco horas.

Leia também:

Portaria prevê entrada no Brasil de pessoas atingidas por guerra na Ucrânia

Jogador maranhense chega a São Luís após fugir de guerra na Ucrânia​

A Rússia deixou claro que a redução na ofensiva não vale para todo o território ucraniano. O prefeito de Mariupol disse que um cessar-fogo permitirá que o trabalho seja feito para restaurar a infraestrutura destruída pelos bombardeios.

O conselho de Mariupol disse que os civis poderão seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e poderão usar rotas de ônibus especialmente organizadas, bem como seus próprios carros.

Pouco depois, o conselho da cidade de Mariupol disse que a Rússia não está respeitando a trégua ao longo de todo o corredor humanitário.

Segundo outra agência de notícias, o governo ucraniano diz que o plano é tirar cerca de 200 mil pessoas de Mariupol e 15 mil de Volnovakha. A Cruz Vermelha está monitorando esse cessar-fogo.

O prefeito de Mariupol afirmou que a cidade, que em um período normal tem 450 mil habitantes, está submetida a um "bloqueio", sem energia elétrica, alimentos, água, gás e transportes. As forças separatistas pró-Rússia e o exército de Moscou anunciaram que a cidade está cercada.

Depois que o Ministério da Defesa russo declarou o cessar-fogo, a prefeitura da cidade portuária anunciou que a evacuação começaria às 6h (hora de Brasília).

"Não é uma decisão fácil. Mariupol não são as casas e ruas. Mariupol somos nós e vocês", afirmou o prefeito no Telegram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.