Tecnologia

Cabo submarino do Google homenageia escritora maranhense

O cabo Firmina visa aprimorar o acesso da população da América do Sul aos serviços da gigante da tecnologia.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h52
Cabo Firmina deve começar a ser utilizado em 2023.
Cabo Firmina deve começar a ser utilizado em 2023. (Reprodução)

SÃO LUÍS - O Google prestará homenagem a uma maranhense em seu novo cabo submarino de fibra óptica, que está sendo construído entre a costa leste dos Estados Unidos e a cidade de Las Toninas, da Argentina. A gigante da tecnologia informa que o cabo se chamará Firmina por causa da escritora Maria Firmina dos Reis (1825-1917), nascida em São Luís.

Abolicionista, Maria Firmina dos Reis tem como sua principal obra o livro Úrsula, que fala sobre a vida dos brasileiros negros durante a escravidão. “Negra e intelectual, Firmina é considerada a primeira romancista do Brasil e é motivo de muito orgulho para nós aproveitar o novo cabo submarino como forma de chamar atenção para o trabalho e o espírito pioneiros dessa mulher”, diz a nota do Google.

O cabo Firmina, com início de operação previsto para 2023, será o de maior extensão no mundo, capaz de funcionar com uma fonte de energia em uma de suas pontas, caso outras fontes fiquem indisponíveis. O objetivo do cabo, que terá uma estação de pouso em Praia Grande (SP), é ampliar o acesso da população da América do Sul a serviços como GMail, YouTube e o próprio navegador Google.

“Num cabo submarino, os dados são transportados como pulsos de luz dentro de uma fibra óptica. Este sinal de luz é amplificado a cada 100 quilômetros por meio de uma fonte de energia de alta voltagem instalada nas estações do cabo que chega em cada país. Cabos mais curtos aproveitam a energia disponível a partir de uma única ponta, contudo, isso é mais difícil de fazer em cabos mais longos, com pares de fibra mais largos,” afirmou Bikash Koley, vice-presidente de Global Networking do Google Cloud.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.