Em Miami

Flórida: dezenas estão desaparecidos em desabamento de prédio

Queda ocorreu na madrugada dessa quinta-feira em Miami.

Agência Brasil*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Prédio desabou na região de Miami.
Prédio desabou na região de Miami. (Foto: Wilfredo Lee/AP)

BRASÍLIA - Equipes de resgate buscavam, nessa quinta-feira (24), entre toneladas de escombros, qualquer sinal de sobreviventes no local do desabamento de parte de uma torre residencial de frente para o mar. O desabamento ocorreu na madrugada de ontem, deixando pelo menos quatro pessoas mortas e 159 desaparecidas, segundo autoridades.

Segundo informações do G1, autoridades informaram que 10 pessoas ficaram feridas, sendo que quatro delas precisaram de atendimento em hospital.

Sally Heyman, comissária do condado de Miami-Dade, disse que as autoridades não conseguiram dizer contato com 51 indivíduos que "supostamente" moravam no prédio.

O diretor da polícia de Miami-Dade, Freddy Ramirez, afirmou a jornalistas que 99 pessoas estão desaparecidas e 53, cujos paradeiros eram inicialmente desconhecidos, foram localizadas, embora não tenha dito se todos do segundo grupo estão vivos.

"Equipes de resgate e bombeiros estão no local com seus cães de busca. É um local muito perigoso no momento. Muito instável", disse Ramirez. "Eles estão nos trabalhos de busca e resgate, e vão atuar por um tempo. Não vão desistir, não vão parar."

Ramirez disse ainda que o número de vítimas e de pessoas desaparecidas deve provavelmente mudar. "Eu não quero criar falsas expectativas", declarou. "Essa situação é muito trágica para as famílias e a comunidade."

Uma autoridade dos bombeiros informou que 35 pessoas foram resgatadas do edifício em Surfside, um enclave à beira-mar com 5.700 moradores, em uma ilha-barreira na Baía de Biscayne, perto de Miami. Duas pessoas foram resgatadas dos escombros, enquanto as equipes de resgate utilizam drones e cães farejadores na busca por sobreviventes.

Autoridades dizem que o prédio, construído em 1981, estava passando por um processo de reavaliação, necessitando de consertos, e que outro prédio estava sendo construído ao lado, embora a causa do desabamento ainda não esteja clara.

"É difícil imaginar como isso pode ter acontecido", disse o prefeito de Surfside, Charles Burkett, a repórteres. "Prédios não caem simplesmente."

Imagens de uma emissora de TV de Miami mostraram a equipe de resgate retirando um menino de pilhas de destroços, e bombeiros usando escadas de caminhões para resgatar moradores presos nas varandas.

Burkett afirmou que parte do prédio com varandas voltadas para a praia teve um efeito cascata, com um andar desabando sobre o outro.

"A parte de trás do prédio, provavelmente um terço ou mais, está totalmente destruída".

Ele também disse que o desabamento parece ter afetado 30 unidades do edifício.

Barry Cohen e sua esposa foram resgatados do prédio. "No início, parecia um relâmpago ou trovão", disse Cohen, ex-vice-prefeito de Surfside e morador do prédio. "Mas então continuou - de forma constante por pelo menos 15 a 30 segundos - continuou indo e indo e indo". Cohen também disse que havia uma obra no topo do prédio por mais de um mês.

A Polícia de Miami-Dade assumiu o controle da investigação. Mais de 80 unidades de resgate e bombeiros foram acionadas, informou o Departamento de Bombeiros do Condado de Miami-Dade em mensagem no Twitter nessa quinta-feira.

Um vídeo de uma testemunha mostrou vizinhos se reunindo do outro lado da rua, em meio aos escombros. Uma pessoa diz: "todo esse edifício aqui está completamente destruído".

*Com informações do G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.