Abalo sísmico

Terremotos matam pelo menos oito pessoas e ferem 60 nas Filipinas

Região mais afetada fica no norte do país.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Com medo de novos tremores, parte da população foi para as ruas nas Filipinas.
Com medo de novos tremores, parte da população foi para as ruas nas Filipinas. (Foto: divulgação)

FILIPINAS - Pelo menos oito pessoas morreram neste sábado (27) e 60 ficaram feridas no norte das Filipinas, na sequência de dois terremotos com magnitude entre 5,4 e 5,9, que abalaram o centro da ilha de Lúzon.

Os sismos foram registrados pela manhã, num intervalo de duas horas, perto do município de Itbayat, nas ilhas Batanes, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que anota a atividade sísmica em todo o mundo.

O último abalo, de magnitude 5,7 na escala aberta de Richter, ocorreu a 21 quilômetros de Itbayat e a dez quilômetros de profundidade, disse o USGS.

População abandona casas

O Conselho de Redução de Desastres filipino disse existirem, até ao momento, oito mortos e 60 feridos e pediu à população da zona afetada para se manter fora de casa, caso ocorram réplicas.

O balanço anterior dava conta de pelo menos quatro mortos e nove feridos, de acordo com um relatório preliminar da polícia das ilhas Batanes.

As autoridades informaram que os tremores causaram danos materiais em casas e igrejas, e acrescentou ter mobilizado o exército para as operações de resgate.

As Filipinas estão situadas no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica, sacudida por sete mil sismos por ano, na sua maioria moderados.

Abalos de magnitude superior a 5 são registrados esporadicamente no sul de Mindanao, Batanes e na região oriental de Bicol.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.