AUSTRÁLIA - Pare e pense: para que serve o apêndice? Na verdade, lembramos dele apenas quando inflama e acaba causando problemas para a gente. No entanto, microbiólogos australianos descobriram que essa má fama é injusta.
Se conhecemos essa o apêndice como algo que a evolução esqueceu dentro de nós e que não tem função nenhuma, fique sabendo que estudos apontam que o órgão é fundamental para nos defender de infecções, pois tem o papel de povoar o sistema digestivo com bactérias que colaboram com nosso sistema imunológico.
Quem protege o apêndice são umas células chamadas linfócitos inatos, que existem em grande quantidade nessa parte do corpo, e quando elas falham, ele inflama e precisamos correr para o hospital. Os linfócitos inatos são "soldados" do nosso sistema imunológico, protegem o órgão em caso de ataque bacteriano e cuidam da defesa contra micro-organismos invasores. O apêndice seria, então, uma espécie de depósito de bactérias, que são fornecidas para o sistema digestivo inteiro.
Saiba Mais
- Acidentes com escorpião somam mais de 202 mil notificações em 2023
- Não podemos perder a confiança no sistema de transplantes, diz Nísia
- G20: Brasil quer criar coalizão para produção regional de vacinas
- Ministério nega desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil
- Reembolso do plano de saúde: saiba quando você tem direito
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.