Vídeo

Presa em balão, câmera passa anos perdida no espaço; veja as imagens

Estudantes lançaram câmera para capturar imagens para dissertação acadêmica.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Reprodução/Youtube)

ESTADOS UNIDOS - Um grupo de estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, lançou uma câmera digital GoPro ao espaço há dois anos e, semana passada, divulgaram um vídeo com imagens belíssimas vistas de muitos quilômetros acima de nossas cabeças.

A câmera foi colocada em um balão meteorológico para coletar dados para a própria dissertação de engenharia aeroespacial dos estudantes, mas o modelo foi parar a mais de 80 km de distância do que estava planejado. A câmera levou 1h12 para chegar à estratosfera, altura de onde foram registras as melhores imagens da Terra.

O modelo foi lançado dia oito de junho de 2013. Em entrevista à ABC News, o estudante Bryan Chan, que participou do projeto, disse que a perda do paradeiro da câmera foi completamente inesperado. "Nós deveríamos recuperar a câmera em duas horas após o lançamento, mas acabou se perdendo por dois anos", disse.

"A GoPro e telefone que estavam juntos foram projetados para pousar em uma área com cobertura de celular, mas o problema foi que os mapas de cobertura do serviço não estavam precisos o suficiente, então o GPS do celular não funcionou normalmente", explicou.

A câmera foi encontrada em março por um alpinista Arizona chamado Pearl Tsosie perto do Grand Canyon. Veja o vídeo publicado na internet com as imagens feitas pela câmera clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.