SÃO LUÍS - A Nasa, a agência espacial americana, lançou com sucesso, nesta sexta-feira (13), uma missão com dois anos que irá estudar a interação do campo magnético da Terra. Quatro observatórios espaciais, que compõem o Sistema Multiescala Magnetosférico (MMS, na sigla em inglês), foram lançados ao espaço pelo foguete Atlas V. Com os dados sobre estrutura e dinâmica da energia, a ideia é compreender como o campo magnético interage com outros corpos celestes, como o Sol, por exemplo; e como ela afeta os sistemas tecnológicos modernos, como redes de comunicações e navegação GPS.
A partir de setembro, a missão começa a enviar dados ao planeta. Os quatro observatórios trabalham simultaneamente, a, aproximadamente, dez quilômetros de distância um do outro, para criar dados em terceira dimensão (3D) a partir da combinação deles.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.