SÃO LUÍS – A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) realizou, com sucesso, no centro espacial de Andoya, na Noruega, um experimento atmosférico batizado de "ICI-4", criado para investigar os efeitos dos fenômenos da aurora boreal nos sistemas de navegação e comunicação por satélite. O experimento utilizou o foguete de sondagem VS-30/Orion, criado a partir de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) – brasileiro, que desenvolveu o primeiro estágio do motor – e a Agência Espacial Alemã (DLR). O equipamento é capaz de transportar até oito experimentos científicos.
A ideia da pesquisa é identificar interferências provocadas pela aurora boreal nas comunicações que envolvem satélites atuantes na América do Norte. Os pesquisadores acreditam que poderão estabelecer um sistema de previsão de clima espacial mais confiável e reduzir os efeitos sobre as comunicações por satélites.
Os experimentos são responsabilidade de grupos de pesquisa do Japão, Noruega, França e Canadá. A Agência Espacial Brasileira (AEB), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o IAE são as entidades nacionais que participam da operação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.