Ciência

Seis dias de escuridão? Viral espalha boato sinistro pela internet

Convencidos da história, internautas compartilham o rumor nas redes sociais.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Rumor é datado desde o ano de 2012.
Rumor é datado desde o ano de 2012. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Um novo viral na internet vem causando medo, em todo o mundo, com o rumor sobre um período de escuridão pelo qual o planeta Terra passaria no mês de dezembro. Trata-se de uma notícia falsa que garante: "a Nasa confirmou que a Terra vai passar seis dias de escuridão quase completa". Convencidos da história, internautas passaram a compartilhar o rumor pelas redes sociais.

Segundo a falsa nota, a escuridão seria causada por tempestades solares de maior intensidade, entre os dias 16 e 22 de dezembro. O rumor é datado desde o ano de 2012, quando havia um temor sobre o fim do mundo – "previsto" pelo calendário da civilização maia –, e sobre o alinhamento dos planetas. À época, a Nasa havia desmentido qualquer tipo de evento parecido: "Absolutamente não. Nem a Nasa, nem qualquer outra organização científica está prevendo tal apagão", informou em comunicado divulgado em 22 de dezembro daquele ano.

A Nasa, inclusive, garante que não há alinhamentos planetários previstos para as próximas décadas e, mesmo que ocorressem, seus efeitos sobre a Terra seria insignificante. O maior alinhamento ocorreu em 1962. Outros dois aconteceram em 1982 e 2000. Todo mês de dezembro, lembra a agência espacial, a Terra e o Sol se alinham com o centro aproximado da Via Láctea, sem qualquer consequência para o nosso planeta.

Já as tempestades solares, também citadas pelo boato, não podem causar escuridão, tendo efeitos somente na atmosfera terrestre – com a aparição das auroras –, sistema elétricos e telecomunicações via satélite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.