BRASÍLIA - Uma mulher foi morta a tiros hoje (7) de madrugada em Mariupol, no Sudeste da Ucrânia. Ela é a primeira vítima desde o cessar-fogo acertado na sexta-feira (5), segundo a prefeitura da cidade portuária.
"Uma mulher foi morta e três pessoas ficaram feridas em Mariupol", disse o comunicado da prefeitura, que denunciou que os rebeldes pró-russos dispararam contra um posto de controle na periferia da cidade e destruíram um posto de gasolina.
Hoje de manhã, a situação em Mariupol já estava "calma e sob controle", de acordo com a prefeitura.
A cidade abriga um porto estratégico, às margens do Mar de Azov. Seu controle representaria a ligação da fronteira russa à Península da Crimeia, anexada pela Rússia em março. Por isso, um ataque dos rebeldes a Mariupol já era temido há vários dias.
Kiev e os rebeldes firmaram na sexta-feira (5) em Minsk, capital da Bielorrúsia, um cessar-fogo ao final de negociações entre o chamado grupo de contato – que reúne representantes da Rússia, da Ucrânia e da Organização para Segurança e Cooperação na Europa – e os rebeldes separatistas ucranianos.
Saiba Mais
- Voo para repatriação de brasileiros no Líbano parte nesta quarta-feira
- EUA reforçam apoio militar a Israel em meio aos ataques ao Líbano
- Ucrânia: guerra completa 2 anos com fracasso de sanções contra Rússia
- Guerra: mundo vê escalada de violência no Oriente Médio
- Chanceler brasileiro discute guerra com ministro do Catar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.