SÃO PAULO - O chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, disse hoje (2) à Rádio Europe 1 que a França espera que sejam suspensas "as reuniões de preparação da Cúpula do G8”, prevista para junho na cidade russa de Sochi. Fabius condenou a “escalada militar russa” na Crimeia, acrescentando que Paris quer que seja “suspensa a preparação do G8 de Sochi. Para Fabius, os parceiros russos não têm se regido pelos princípios definidos pelo G8 (grupo formado pela Alemanha, França, Itália, o Reino Unido, Canadá, os Estados Unidos, o Japão e a Rússia). A Crimeia é uma península do Sul da Ucrânia, onde se fala russo e está localizada a frota da Rússia no Mar Negro.
Ontem, o governo norte-americana informou, por meio de comunicado oficial, que decidiu suspender a participação nas reuniões preparatórias da Cúpula do G8.
O comunicado foi divulgado após uma conversa telefônica de 90 minutos entre os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia. Na conversa, Obama pediu o recuo das forças russas para as bases na Crimeia e advertiu o país contra o isolamento internacional crescente, se for mantida a intervenção na Ucrânia.
O Canadá, por sua vez, decidiu suspender a participação na reunião do G8. Além disso, retirou o embaixador na Rússia, em protesto pela intervenção militar russa na Ucrânia, e solicitou ao governo russo que “retire imediatamente” as suas tropas do país.
A Câmara Alta do Parlamento russo aprovou nesse sábado, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar "recurso às Forças Armadas russas no território da Ucrânia".
* Com informações da Agência Lusa
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.