BAGDÁ - Um carro-bomba estacionado explodiu nesta quinta-feira perto de um mercado em Karrada, área de maioria xiita em Bagdá, matando ao menos 21 pessoas e ferindo mais de 60, segundo a polícia. Foi o mais letal de uma série de ataques desta quinta-feira, que deixaram mais de 40 mortos em todo o Iraque.
A explosão desta quinta-feira também destruiu nove carro e um prédio de três andares, segundo a polícia e autoridades médicas.
Faris Hamza, 42, que trabalha numa loja de tecidos perto do local da explosão, disse que o mercado estava lotado de consumidores. Ele descreveu um cenário de caos, com os vendedores ajudando a carregar os feridos para o hospital e mulheres e crianças feridos implorando por ajuda.
No norte do Iraque, um carro estacionado explodiu perto de um restaurante popular, no centro da cidade de Kirkuk, rica em petróleo, matando ao menos seis civis e ferindo 25, segundo o policial Sarhat Qadir.
Outro atentado no norte do Iraque envolveu a explosão de um homem-bomba no portão de um posto policial, cerca de 80 km a oeste da cidade de Mosul. O ataque matou ao menos seis e feriu 13, a maioria policiais, afirmou o policial Mohammed al Waqaa.
Ao sul de Bagdá, uma patrulha policial foi atingida por uma bomba de beira de estrada, que matou cinco policiais e feriu dois. Eles estavam voltando para Hillah, após uma operação com forças americanas em Diwaniyah, segundo a polícia.
Um ex-assessor do mais alto clérigo xiita no Iraque também foi morto em um tiroteio na cidade de Najaf, ao sul de Bagdá, segundo autoridades de segurança. Kazim Jabir al Bidairi foi a terceira pessoa ligada ao aiatolá Ali al Sistani a ser morto em dois meses.
Os ataques desta quinta-feira aconteceram um dia depois de ao menos 50 pessoas terem sido mortas em duas explosões de carros-bomba em Bagdá. Os ataques ocorreram durante as celebrações pela vitória do time de futebol nacional sobre a Coréia do Sul na Copa da Ásia, e a maioria dos mortos eram torcedores em festa. Tiroteios durante as comemorações também mataram ao menos três pessoas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.