Saddam será enforcado ao amanhecer no Iraque

Folha Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h10

SÃO PAULO - O presidente deposto do Iraque, Saddam Hussein, será enforcado neste sábado antes das 6h da manhã, horário local, (1h da manhã em Brasília), informou um dirigente iraquiano ligado ao premiê Nuri al Maliki, que preferiu não ter o nome divulgado.

De acordo com a rede de TV "CNN", o enforcamento não será transmitido ao vivo, e as autoridades iraquianas pretendem não divulgar o local da execução.

O juiz Munir Haddad, da Corte de Apelações do Alto Tribunal Penal iraquiano, que assistirá à execução, já havia afirmado que Saddam seria executado até o sábado. Na última terça-feira, o tribunal ordenou o enforcamento do ex-ditador em até 30 dias pela morte de 148 xiitas em 1982.

Duas forcas já foram preparadas, uma delas na zona verde de Bagdá, a mais protegida da cidade, informou à agência Ansa Bahaa al Arraji, presidente da comissão de Justiça do parlamento iraquiano.

As forças norte-americanas que ocupam o Iraque estão em estado de alerta contra eventuais reações pela execução do ex-presidente Saddam Hussein, informaram hoje fontes do Pentágono.

"Saddam será enforcado esta noite [sexta-feira] ou amanhã [sábado]. Representarei a Corte de Apelações durante a execução da sentença. O procurador Munqith al Farun estará lá também", garantiu Munir Haddad aos jornalistas, em sua residência na Zona Verde, em Bagdá.

Pouco antes da declaração do juiz, o deputado Sami al Askari, um colaborador do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, afirmou que "todos os documentos necessários para a execução estão prontos", e que "Saddam Hussein terá pouco tempo antes da aplicação da sentença".

A forca do ex-ditador já foi montada, confirmou um dos advogados de Saddam Hussein, que não quis ser identificado.

Segundo Al Askari, "se a execução não acontecer até o amanhecer de sábado será efetuada logo depois das festividades de Aod al Adha", a festa do sacrifício.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.