LONDRES - O diplomata brasileiro João Clemente Baena Soares foi indicado nesta sexta-feira para integrar uma comissão de inquérito de alto nível criada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU para investigar possíveis abusos de Israel no Líbano.
Além de Baena Soares, a comissão será composta pelo juiz Chande Othman, da Tanzânia, e pelo professor grego Stelios Perrakis.
Os nomes dos indicados foram anunciados pelo mexicano Luis Alfonso de Alba, presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
De acordo com a entidade, os principais assuntos investigados pela comissão serão os "assassinatos de civis" por Israel, os tipos de armas utilizadas pelas tropas israelenses e "a extensão e o impacto dos ataques de Israel sobre a vida humana, a propriedade, a infra-estrutura e o ambiente" no Líbano.
João Clemente Baena Soares foi secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores entre 1979 e 1984 e secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) entre 1984 e 1994.
Atualmente, o diplomata brasileiro é membro da Comissão de Direito Internacional da ONU.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.