JERUSALÉM - Horas depois de aprovada uma ampliação da ofensiva terrestre contra a guerrilha libanesa Hezbollah, tropas israelenses foram vistas se movendo para dentro do território do Líbano, apoiadas por intenso fogo de artilharia. A informação, atribuída ao Canal 2 de Israel e confirmada por testemunhas, foi repassada pela agência de notícias Reuters e pela rede britânica BBC.
Embora a notícia do início da nova invasão tenha sido dada por um correspondente militar da rede de TV, as Forças de Defesa Israelense prontamente negaram que as movimentações seriam parte da ampla ofensiva aprovada pelo Gabinete de Segurança israelense horas mais cedo.
Segundo um porta-voz do Exército israelense, as operações estarão limitadas a atual área de conflito, a poucos quilômetros da fronteira. A ampliação da ofensiva terrestre no sul do Líbano aprovada ontem implicaria no envio de tropas adicionais para regiões ainda não alcançadas pelos soldados do Exército judeu.
O objetivo da decisão é intensificar os danos contra a infra-estrutura do Hezbollah e obter o maior número de vitórias antes que uma proposta de cessar-fogo para região seja aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.
Em entrevistas após a reunião do gabinete, o ministro do Comércio israelense Eli Yishai disse que a previsão é de que a ofensiva dure cerca de 30 dias. No entanto, um acordo de cessar-fogo apoiado pela comunidade internacional é esperado para os próximos dias. “A avaliação é de que irá durar 30 dias”, afirmou. Mas completou dizendo que “é errado fazer essa avaliação, pois acho que deve durar muito mais”.
Ainda segundo as autoridades israelenses que participaram da reunião, a decisão tomada pelo gabinete não implicará em uma ação imediata, já que seu objetivo foi apenas permitir que o ministro da defesa israelense, Amir Peretz, e o primeiro-ministro, Ehud Olmert, ordenem a ampliação da ofensiva caso avaliem que ela é necessária.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.