IRAQUE - Mais de 90 pessoas ficaram feridas. A explosão ocorreu perto da mesquita de Iman Ali, um dos principais templos xiitas do país.
O homem-bomba estaria carregando um cinto com explosivos, que teriam sido detonados durante uma revista policial na entrada do mercado.
O local onde ocorreu a explosão, a mesquita do Iman Ali, é um dos mais sagrados para os xiitas e é freqüentado por consumidores e peregrinos.
Fiéis usavam a mesquita nesta quinta-feira para celebrar o aniversário da morte da filha de Iman Ali, que era primo do profeta Maomé.
A poucos metros dali, estão os escritórios do aiatolá Ali al-Sistani, o mais importante líder xiita do país.
Najaf, que fica a 160 quilômetros de Bagdá, é uma cidade predominantemente xiita. O local foi palco de intensa violência desde o começo da invasão norte-americana no Iraque em 2003.
A tensão entre sunitas e xiitas no sul do Iraque se intensificou desde fevereiro, quando uma mesquita foi alvo de bombas na cidade de Samarra.
Bagdá
O grupo insurgente sunita Jamaat Jund al-Sahaba assumiu a responsabilidade pelo ataque em uma declaração divulgada em um website islâmico.
A autenticidade da declaração não pôde ser verificada.
O último grande ataque semelhante a este ocorreu com um carro-bomba perto de uma mesquita xiita na cidade de Kufa, em julho, matando mais de 50 pessoas.
Em um outro incidente pelo menos seis pessoas devido à explosão de uma bomba em um restaurante na capital, Bagdá.
O ataque, no sul da capital iraquiana, ocorreu um dia depois das autoridades do necrotério de Bagdá terem informado que receberam mais de 1.855 corpos em julho, o número mensal mais alto já registrado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.