Roma terá o primeiro supermercado exclusivo para pobres

France Presse e Folha On Line

Atualizada em 27/03/2022 às 14h28

ROMA - O primeiro supermercado exclusivo para pobres, financiado em parte com as moedas que os turistas jogam na Fontana de Trevi, será inaugurado em Roma durante o verão boreal, informou nesta quinta-feira o jornal italiano "La Repubblica".

Financiado com recursos privados e idealizado pela organização de caridade católica Caritas, o primeiro supermercado direcionado exclusivamente para as famílias que vivem no limite da pobreza, tanto italianas quanto estrangeiras, se chamará Emporio per la Famiglia (Mercado para a Família).

Com uma espécie de cartão de crédito com pontos de recarga, os clientes poderão adquirir gratuitamente alimentos e gêneros de primeira necessidade, como fraldas e comida infantil.

Os cartões serão distribuídos pela prefeitura de Roma e pela Caritas, que verificarão as necessidades de cada família.

Segundo o jornal, trata-se de um projeto social e de solidariedade sem precedentes na Itália.

O financiamento do projeto ficará a cargo de instituições privadas, entre elas a empresa que administra rodovias Autostrade Spa, a rede francesa de supermercados Auchan, a fabricante de massas Barilla e a indústria de alimentos para crianças Plasmon.

A associação Caritas destinará o dinheiro que a prefeitura repassar proveniente das moedas lançadas ao acaso na Fontana de Trevi, cujo valor chega a 900 mil euros (US$ 1,098 milhão) por ano.

Para garantir o sustento econômico do Emporio per la Famiglia, a prefeitura cedeu à Caritas pelo prazo de cinco anos os recursos recolhidos na concorrida Fontana de Trevi.

A prefeitura da capital italiana está restaurando um edifício de 400 metros quadrados próximo à Basílica de São João de Latrão, no centro de Roma, para instalar o supermercado.

"O supermercado deverá abastecer de alimentos as famílias que não conseguem chegar ao fim do mês, às vezes nem à metade do mês e que muitas vezes precisam escolher entre comprar remédios, pagar o aluguel ou comer", afirmou Gennaro Di Cicco, encarregado do setor de alojamento da Caritas.

"Cada cartão será carregado com 300 pontos, equivalentes a 300 euros, e para esta iniciativa foi escolhido um lema: 'Todos por Roma, Roma para todos'", anunciou o encarregado da Caritas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.