Trânsito mata mais que terrorismo, revela estudo

Terra

Atualizada em 27/03/2022 às 14h32

SÃO PAULO - Os acidentes de trânsito nos países em desenvolvimento provocam quase 400 vezes mais mortes que o terrorismo. A informação é de um estudo divulgado ontem pela revista Injury Prevention.

O relatório revelou que, entre 1994 e 2003, houve 33 atos terroristas internacionais nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), os quais causaram 3.064 mortes. Nesse mesmo período, a taxa anual de mortes por acidentes de trânsito foi 390 vezes maior que as causadas pelo terrorismo. Só nos Estados Unidos, as mortes por acidentes de trânsito foram 142 vezes superiores às causadas pelo terrorismo e 55 mil vezes na Polônia.

Segundo a pesquisa, o número de americanos que não quis tomar um avião depois de 11-9 e morreu em acidentes de trânsito foi superior ao de vítimas fatais nesses atentados.

A pesquisa indica ainda que, nos Estados Unidos, em 2001, a cada 26 dias morriam em suas estradas a mesma quantidade de vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro do mesmo ano. Calcula-se que cerca de 3 mil pessoas morreram nos atentados, os mais graves da história.

Os autores do estudo compararam o número de mortes causadas pelo terrorismo internacional com números de vítimas fatais provocadas por acidentes automobilísticos em 29 países-membros da OCDE entre 1994 e 2003. Os dados sobre as vítimas do terrorismo foram proporcionados por um escritório especializado do Departamento de Estado dos EUA.

Os autores do relatório indicam que é evidente que o terrorismo tem um enorme impacto emocional, econômico e político na sociedade. Mas eles também destacam que existe uma enorme diferença na escala de mortes causadas pelo terrorismo e os acidentes de trânsito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.