NEVE DEKALIM - Forças de segurança israelenses conseguiram entrar no assentamento de Neve Dekalim, o mais numeroso da Faixa de Gaza após uma férrea oposição de seus residentes e detiveram pelo menos seis jovens.
Cerca de cem agentes da polícia de fronteiras israelense entraram em formação fechada no interior do assentamento e conseguiram superar a resistência de centenas de colonos.
Os colonos e simpatizantes da direita radical, em sua maioria jovens e mulheres, tentaram frear o avanço dos policiais fisicamente, tentado empurrar com seus corpos na direção contrária, mas a entrada dos policiais foi mais forte.
Os agentes da ordem sem falar com os manifestantes prenderam seis jovens e os introduziram em seus veículos à força.
A polícia israelense já está no centro da localidade e superou o centro da colônia onde fica o Conselho Regional de Gush Katif, na capital do bloco de assentamentos.
Entre os residentes que estavam às portas da colônia, onde residem por volta de 2.500 pessoas, um terço dos habitantes israelenses de Gaza, alguns mais velhos pediam aos mais jovens que deixassem as forças de segurança passar e que se refugiassem nas casas onde não poderiam ser tirados à força.
A incursão do Exército, da polícia e de uma unidade especial da polícia de fronteiras teve por objetivo permitir a entrada de pelo menos três caminhões que transportavam seis contêineres, supostamente para a mudança de colonos que desejam deixar o assentamento.
O temor entre os jovens e alguns residentes de Neve Dekalim, era aparentemente, que dentro dos contêineres houvesse mais tropas e policiais, e que uma vez dentro do bloco pudessem realizar operações.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.