Paraguai garante que EUA não instalarão base militar no país

EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 14h42

ASSUNÇÃO - O Governo de Assunção garantiu nesta quinta-feira que a chegada de tropas dos Estados Unidos ao país não suporá a instalação de uma base militar americana no Paraguai. A presença de militares americanos faz parte das manobras conjuntas que acontecem desde 1943.

"O Governo nacional não assinou acordo algum com os Estados Unidos para o estabelecimento de uma base militar americana em território" paraguaio, diz um comunicado conjunto da Chancelaria e do Ministério da Defesa.

O Governo do presidente Nicanor Duarte "aceitou a realização de intercâmbios militares bilaterais" em períodos de curta duração, entre 1º de junho de 2005 e 1º de dezembro de 2006, segundo as mesmas fontes.

Neste período, chegarão ao Paraguai 204 militares dos EUA para 13 missões diferentes e de distinta duração, com um contingente de entre 10 e 32 soldados e oficiais por tarefa.

O porta-voz das Forças Militares, o coronel Elio Flores, disse à EFE que uma missão avançada com sete instrutores americanos está em em Assunção desde 3 de julho para um curso de treinamento na luta contra o terrorismo e o narcotráfico.

Outro grupo chegará no dia 24 de julho e será composto por uma brigada médica que oferecerá assistência no departamento de Canindeyu, no leste do país e na fronteira com o Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.