KABUL - O comitê israelo-palestino que deve coordenar a futura retirada israelense da faixa de Gaza concluiu sua primeira reunião nesta terça-feira em um ambiente "positivo", segundo o Exército israelense.
De acordo com um porta-voz do Exército, no encontro -- que durou uma hora e meia-- "as duas partes concordaram em voltar a se reunir para continuar os trabalhos". O Exército não revelou a data exata da próxima reunião.
O encontro de hoje, que aconteceu em Tel Aviv (capital israelense) reuniu o subchefe do Estado Maior do Exército israelense, general Moshe Kaplinsky, e o vice-ministro palestino do Interior, Jamal Abu Zeid.
Ambos discutiram a coordenação de segurança da retirada das forças israelenses da faixa de Gaza e de aproximadamente 8 mil colonos judeus que vivem na região.
O calendário das reuniões foi fixado na semana passada, durante reuniões entre o ministro israelenses da Defesa, Shaul Mofaz, e o ministro palestino do Interior, Nasser Yussef.
Interesses
Antes do encontro, em entrevista a uma emissora de TV israelense, o ministro palestino para os prisioneiros, Sufian Abu Zayde, afirmou que "é de interesse mútuo de palestinos e de Israel que os soldados e colonos israelenses saiam da faixa de Gaza".
Zayde disse ainda que "os palestinos fazem todos os esforços possíveis para limitar os disparos [contra israelenses] (...) e que a retirada total de Israel de Gaza não deixará pretexto algum para que seja violada a trégua na violência".
O chefe do Estado Maior israelense, general Dan Halutz, afirmou em uma conferência de imprensa que "somente uma coisa poderia deter a retirada: uma decisão contrária tomada pela classe política israelense".
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.