NAÇÕES UNIDAS - Um importante senador americano disse nesta segunda-feira não ter dúvidas de que a Síria esteve por trás do assassinato do ex-premier libanês, Rafik al-Hariri. O parlamentar citou informações de inteligência às quais teve acesso.
O senador Patrick Leahy, um democrata de Vermont (EUA), fez as declarações a jornalistas após uma reunião com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, na qual discutiram vários assuntos e na qual ele ofereceu seu apoio ao chefe da ONU.
- Eu vi provas suficientes (do caso Hariri) para saber que eles (os sírios) estão por trás disso - disse Leahy sem dar mais detalhes. - Eu não acho que haja sequer uma pessoa no Líbano, e nem mesmo na Síria, que não ache que eles estão por trás disso. Não há dúvida, não há dúvida na minha cabeç de que eles estão por trás do assassinato - acrescentou.
Damasco negou envolvimento no crime. A ONU enviou uma equipe para o Líbano para investigar o assassinato ocorrido em fevereiro, o que provocou uma onda de protestos anti-Síria.
Em maio Damasco retirou suas forças do Líbano, que estavam no país há quase três décadas, mas Leahy, um membro da Comissão de Apropriaões do Senado, disse que ninguém pode garantir com certeza que a Síria retirou todos seus funcionários de inteligência do Líbano.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.