Sobrinho de Saddam Hussein é preso

Agência Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h47

BAGDÁ - Ibrahim Al Sabaui, sobrinho do ex-presidente Saddam Hussein, foi preso ontem, informa nesta segunda-feira o governo iraquiano. Al Sabaui, filho de um dos três meio-irmãos de Saddam Hussein, é acusado de apoiar e financiar a insurgência.

O pai, Sabaui Ibrahim Al-Hassan, que tem dupla nacionalidade - espanhola e iraquiana -, foi detido em fevereiro passado. Antes tinham sido presos outros dois meio-irmãos de Saddam - Watban e Barzan -, além dos filhos de Ibahim Al-Hassan Al-Tikriti e de Sabha, mãe de Saddam a quem o ex-presidente iraquiano idolatrava.

Os três faziam parte do clã de Tikrit, formado por familiares de Saddam Hussein e personalidades de seu governo originários dessa localidade, ao norte da capital, terra natal do antigo dirigente iraquiano.

Combates violentos - Dois carros-bomba explodiram hoje na cidade de Al Qaim, no oeste do Iraque, nas proximidades da fronteira com a Síria, informaram fontes policiais sem confirmar se houve vítimas.

As fontes informam também que tropas dos EUA e grupos insurgentes travam violentos confrontos desde a noite de domingo em Al Qaim, a cerca de 450 quilômetros a oeste de Bagdá. Os rebeldes estão empregando, segundo as fontes, lança-granadas e armas leves. Houve baixas, mas não se sabe ainda em qual lado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.