EUA E CANADÁ - Os líderes da Igreja Anglicana de 38 países formalizaram uma divisão em torno da nomeação de um clérigo homossexual para o posto de Bispo do Estado americano de New Hampshire e da aprovação de relacionamentos de pessoas do mesmo sexo no Canadá.
As divergências em relação à indicação de Gene Robinson, abertamente gay, em novembro de 2003, e aos casamentos gays no Canadá já haviam ficado claras, mas a cisão formal só ocorreu nesta quinta-feira, depois de um encontro em Newry, na Irlanda do Norte.
Uma declaração divulgada ao final do encontro pede que a Igreja Episcopal dos Estados Unidos e a Igreja Anglicana do Canadá retirem os seus representantes do Conselho Consultivo Anglicano por um período de três anos.
Na prática, eles têm até 2008 para se explicar e se alinhar ao resto da instituição ou correr o risco de serem expulsos.
Vitória para tradicionalistas
O texto diz ainda que as atitudes das igrejas americana e canadense minaram os ensinamentos anglicanos sobre a sexualidade.
O resultado representa uma vitória para os setores mais tradicionalistas da instituição, determinados a fazer valer a política que aceita apenas a relação sexual entre um homem e uma mulher e no contexto do casamento.
Várias igrejas anglicanas já haviam rompido as suas ligações com as suas similares nos Estados Unidos e no Canadá.
Alguns arcebispos africanos chegaram a intervir em paróquias americanas e canadenses inastisfeitas com o que consideram um liberalismo que vai contra a Bíblia e a tradição anglicana.
Anglicanos conservadores dizem que a Bíblia ensina que homossexuais cristãos têm de se arrepender e abdicar de uma vida sexual.
Os setores mais liberais, por sua vez, alegam que a Igreja deve interpretar a Bíblia sob o prisma do conhecimento moderno, aceitando as diferentes formas de sexualidade.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.