Israel está disposto a evacuar cidades da Cisjordânia

AFP

Atualizada em 27/03/2022 às 14h52

JERUSALÉM - A transferência do controle de várias cidades da Cisjordânia à Autoridade Palestina deve acontecer nos próximos dias, declarou à rádio pública israelense o ministro da Defesa de Israel, Shaul Mofaz.

"A transferência do controle de algumas cidades da Cisjordânia deve acontecer nos próximos dias", afirmou Mofaz, um dia depois da reunião em Tel Aviv com Mohamad Dahlan, ex-vice-ministro palestino de Segurança, considerado atualmente o homem forte da Faixa de Gaza e ligado ao dirigente palestino Mahmud Abbas.

"Vamos acertar os detalhes sobre a escolha das cidades e a data exata de sua transferência em uma reunião nos próximos dias", acrescentou Mofaz.

Ele reiterou que seu objetivo é concluir a retirada da Faixa de Gaza e evacuar as localidades da Cisjordânia antes do final do ano.

Mofaz se referia ao retorno do exército israelense às posições que ocupava na Cisjordânia antes do início da Intifada, em setembro de 2000. Na época, o exército de Israel controlava a maior parte da Cisjordânia, com exceção das cidades autônomas.

Segundo a rádio pública israelense, Ramallah e Tulkarem serão as duas primeiras cidades a voltar para o controle da Autoridade Palestina. Kalkiliya, Jericó e Belém podem ser as seguintes.

Na sexta-feira, milhares de policiais palestinos se deslocaram pela Faixa de Gaza depois de um acordo com Israel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.