CROÁCIA - As urnas foram fechadas na eleição presidencial na Croácia, neste domingo e as pesquisas mostram que o atual presidente, Stipe Mesic, deve ser eleito para um segundo mandato.
Seu maior rival é o vice-premiê Jadranka Kosor, que saiu candidato pelo partido conservador União Democrática da Croácia.
A campanha foi dominada pela perspectiva da entrada da Croácia para a União Européia.
Progressos
Outro assunto importante foi a entrega de pessoas suspeitas de terem cometidos crimes de guerra para o Tribunal Criminal Internacional de Hague.
A extradição do general Ante Gotovina, fugitivo de Hague, é vista como condição fundamental para a Croácia ingressar no bloco europeu.
Se nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos, o segundo turno deve acontecer em duas semanas.
Pela primeira vez, desde a independência de 1992, observadores internacionais não estão monitorando as eleições croatas, o que muitos correspondentes enxergam como um sinal de progresso democrático do país.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.