WASHINGTON - O candidato democrata John Kerry telefonou nesta quarta-feira para o presidente George W. Bush e reconhecido a derrota nas eleições dos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela CNN.
Anteriormente, Bush já havia afirmado estar convencido de que conquistaria a reeleição, disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card.
Num discurso a correligionários republicanos em Washington, Card afirmou que o comando de campanha tem certeza de que Bush venceu em Ohio e garantiu os 20 votos que o estado tem no Colégio Eleitoral. Ele afirmou que, pelos cálculos da campanha, Bush conquistou pelo menos 286 votos do colégio eleitoral.
- Estamos convencidos de que o presidente Bush conquistou a reeleição com pelo menos 286 votos eleitorais - disse Card.
O resultado das eleições no estado de Ohio, porém, ainda está em suspense, devido à contagem de votos não convencionais - os provisórios e os votos enviados pelo correio.
Ainda assim, segundo o chefe de gabinete, Bush liderava a apuração em Ohio por 140 mil votos, com mais de 90% das cédulas apuradas. O secretário de Estado local, que é republicano, "informou que essa margem é estatisticamente insuperável, mesmo depois de os votos provisórios serem considerados".
À imprensa, porém, o secretário Ken Blackwell disse que a contagem dos votos provisórios - de quem não provou a tempo condição legal de votar - deve demorar 11 dias para começar, pelo menos, e que ainda era muito cedo para falar em resultados. Isso porque ainda nem se sabia quantos votos provisórios e de ausentes estavam em jogo.
Card disse que, por agora, Bush pretende dar ao adversário democrata, John Kerry, "tempo para refletir" sobre os resultados. O presidente deve se pronunciar mais tarde, ainda nesta quarta-feira.
- O presidente Bush decidiu dar ao senador Kerry o respeito de mais tempo para refletir sobre os resultados dessa eleição - afirmou.
Mais cedo, quando o impasse começou a se conformar em Ohio, o candidato democrata a vice-presidente, John Edwards, deu a entender que o partido não pretende ceder.
- Esperamos quatro anos por esta vitória, podemos esperar mais uma noite. John Kerry fez uma promessa de que todo voto seria contado e todo voto será contado. E nesta noite estamos na batalha para que todos os votos sejam contados, não menos que isso.
Nenhuma emissora de TV declarou Bush vitorioso, mesmo as que consideram que ele tenha vencido em Ohio.
Andrew Card também enfatizou a vitória de Bush no voto popular - que considera a contagem absoluta, não o número de delegados que cada estado envia ao Colégio Eleitoral. Segundo a CNN, Bush tem até agora 57.867.808 (51%) dos votos populares e Kerry, 54.250.016 (48%).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.