Morre aos 93 anos o ex-presidente americano Ronald Reagan

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 15h03

REUTERS - Morreu hoje nos Estados Unidos, aos 93 anos, o ex-presidente americano Ronald Reagan. Ele morreu em sua casa, em Los Angeles (Califórnia), às 13h (17h em Brasília) devido ao agravamento do mal de Alzheimer, doença que o acompanhou por dez anos, e de uma pneumonia.

O ex-presidente e ex-ator de cinema anunciou em novembro de 1994 que sofria do mal, uma doença degenerativa do cérebro que provoca desorientação mental e física. Por este motivo se retirou da vida pública.

A assessoria do ex-presidente se negou a confirmar de imediato a notícia de sua morte, anunciada pelos canais americanos ABC e CNN.

"Não confirmamos nada. Esta assessoria ainda não emitiu um comunicado a respeito", afirmou a porta-voz da família, Joanne Drake.

Nancy, mulher do ex-presidente, e seus dois filhos estavam hoje junto ao leito de Reagan, havia informado anteriormente a porta-voz.

Em Paris, um membro da delegação do presidente George W. Bush, que se encontra na França, afirmou ter sido informado sobre um agravamento da saúde do 40º presidente dos Estados Unidos.

Ronald Reagan foi presidente dos EUA entre 1981 e 1989, depois de ter sido jornalista esportivo, ator e governador da Califórnia.

Anticomunista visceral, o ex-presidente liderou uma corrida armamentista sem precedentes durante o tempo que esteve no poder.

A mulher de Reagan, Nancy, pediu publicamente a aprovação de pesquisas médicas com células-mãe, que podem combater o mal de Alzheimer, apesar das restrições impostas ao tema pelo atual presidente George W. Bush.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.