No Maranhão

Após 23 anos do crime, homem é condenado por matar vigia em Montes Altos

A vítima do crime foi o vigia Jacinto Sousa Morais. O condenado, Ernande Sousa, recebeu o direito de recorrer da sentença em liberdade.

Imirante.com

Ernande Sousa Pereira foi condenado a 13 anos e 9 meses de reclusão.
Ernande Sousa Pereira foi condenado a 13 anos e 9 meses de reclusão. (Foto: Divulgação)

MONTES ALTOS - Um homem identificado como Ernande Sousa Pereira foi condenado a 13 anos e 9 meses de reclusão pelo crime de homicídio, registrado no dia 27 de abril de 2000. A vítima foi Jacinto Sousa Morais, que trabalhava como vigia de um estabelecimento.

O condenado recebeu o direito de recorrer da sentença em liberdade. Ele foi condenado pelo Conselho de Sentença, na última terça-feira (6), durante sessão do júri realizada pela Vara Única da Comarca de Montes Altos, presidida pela juíza Myllene Sandra Cavalcante Calheiros de Melo Moreira, presidente do Tribunal de Júri.

Sobre o crime

De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia do crime, o réu estava acompanhado de outro homem, quando foi até a casa de uma mulher chamada Teresinha, que também funcionava como depósito de gêneros comercializados, onde Jacinto trabalhava como vigia.

Os denunciados teriam ido ao local com a intenção de matar a vítima, que devido o ofício de vigia, estaria atrapalhando que ambos continuassem efetuando uma série de furtos no local. No ato do crime, os dois denunciados estavam munidos de arma de fogo e, enquanto um atraía a atenção da vítima, Ernande teria atirado pelas costas do vigia, o que causou sua morte.

De acordo com o art. 121, § 2º, incisos IV e V do Código Penal, o crime enquadra-se em duas qualificadoras, sendo elas crime foi cometido mediante surpresa ou recurso que dificultou a defesa da vítima, além do objetivo de ocultar o crime anterior de furto, das quais os jurados responderam positivamente para a condenação.

Como não havia agravantes e ficou reconhecida a menoridade relativa do réu, visto que o acusado possuía 20 anos na época em que o crime foi cometido, a pena foi diminuída em 1 ano. Além disso, a pena foi reduzida em mais 1 ano devido por causa da confissão por parte do réu.

Diante disso, Ernande Sousa Pereira foi condenado a 13 anos e 9 meses de reclusão. A magistrada decidiu considerar o fato do réu ter passado parte da instrução processual em liberdade, possibilitando que recorra em liberdade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.