MONÇÃO - Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram, nesta sexta-feira (12), no município de Monção para uma audiência pública com a comunidade e explicar sobre o contrato de gestão para o Hospital Geral de Monção - que será inaugurado na próxima terça-feira pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença de dezenas de pessoas.
O assessor jurídico da SES, Celso Almeida, justificou que a Lei Estadual 9579/2012 torna obrigatória a realização de uma audiência pública com a comunidade e representantes do Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas (TC) antes da celebração de contrato de gestão de hospital. "Estamos aqui para explicar sobre o gerenciamento e operacionalização dos serviços básicos e de média complexidade no Hospital Geral de Monção", explicou.
O Hospital Geral de Monção terá 50 leitos e um perfil assistencial de urgência e emergência. A assessora da Rede de Serviços da SES, Natália Costa, explicou que o hospital funcionará 24 horas, com atendimento de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria e obstetrícia. "Também terá os serviços de apoio e diagnóstico como Raio-X, ultrasonografia, laboratório clínico, eletrocardiograma e agência transfusional".
Os 50 leitos foram distribuídos para clínica médica (12), cirúrgica (12), pediátrica (12), obstétrica (12) e dois de isolamento. "O hospital foi projetado para atender cerca de 5.800 pessoas mensalmente no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e até 5.550 nos serviços de apoio e diagnóstico", explicou Natália Costa.
O prefeito de Monção, João de Fátima Pereira (Queiroz), agradeceu a presença da comunidade na audiência pública e o esforço do Governo do Estado em entregar o hospital na próxima semana, quando o município completará 256 anos de emancipação política. "Este hospital será o nosso maior presente neste aniversário porque é um sonho de todos nós que nascemos e moramos em Monção. Esta totalmente equipado e com profissionais competentes, vai conceder mais dias de vida para nossa população", disse ele.
Estiveram participando da audiência também a vice-prefeita de Monção, Tereza Letícia Muniz; os secretários municipais de saúde Lindonélio Pereira; de educação, Laura Rosa Borges, e a representante do MP, Renata Carvalho.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
- Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
- Programa Melhor em Casa tem 68 equipes no Maranhão
- Ministério destina recurso para compra de testes de gravidez no Maranhão
- Programação oferece ações gratuitas de prevenção e tratamento para diabetes em São Luís
- Ação oferece exames gratuitos de pressão ocular e fundo de olho em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.