Cidadania

Igualdade Racial é debatida em conferência em Mirinzal

Divulgação/Seir

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - O município de Mirinzal realizou, nesta quinta-feira (27), a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Durante o encontro os participantes discutiram o tema central "Democracia e desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil afirmativo" e propuseram estratégias para a instalação da política de promoção da igualdade racial.

A mesa de abertura da conferência teve a participação da secretária adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida; da representante do Conselho Estadual de Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão (Ceirma), Célia Pinto; secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Adenólia Ribeiro; coordenadora municipal da Política de Igualdade Racial, Josiene Gomes; e o representante do prefeito, Henrique Jorge. O evento contou ainda com a presença de lideranças políticas, quilombolas, ciganos, povos de matriz africana, representantes de associações, sindicatos e igrejas, totalizando 60 pessoas.

"O tema desta conferência possibilita o debate sobre o enfrentamento ao racismo, enquanto uma dimensão estratégica para a efetividade de uma proposta de desenvolvimento com inclusão e para o fortalecimento do processo democrático", disse a secretária adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida.

Após a mesa de abertura, foi realizada a posse do Conselho Municipal da Política de Igualdade Racial, em seguida, a apresentação da Agenda Quilombola e a discussão dos subtemas propostos.

Dentre as deliberações da conferência está a complementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam do ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas; a estruturação da Coordenação Municipal da Política de Igualdade Racial; a identificação dos povos ciganos da região e elaboração de política municipal para este seguimento da sociedade; a valorização e resgate das manifestações culturais e festas tradicionais; além da garantia de recursos orçamentários para as políticas públicas com recorte étnico racial.

Após os debates, foram escolhidos os delegados que representarão Mirinzal na III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III Coepir), que acontecerá em São Luís, no período de 14 a 16 de agosto.

Calendário das Conferências Municipais

04/07 - Monção

05/07 - Codó

10 e 11/07 - São Luís

13/07 - Anajatuba

13/07 - Guimarães

23/07 - Lima Campos

24/07 - Itapecuru-Mirim

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.