Ameaça de grileiros

Sedihpop afirma que está acompanhando protesto de quilombolas em Matões e fará relatório sobre a comunidade

A Sedihpop afirmou que, na tarde dessa quarta (15), a equipe visitou algumas áreas da comunidade e conversou com moradores que relataram ameaças e intimidação para que vendam os seus terrenos.

Imirante.com, com informações da Sedihpop

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

MATÕES - A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informou nesta quinta-feira (16) ao Imirante.com, que está na cidade de Matões para acompanhar a manifestação dos quilombolas do Território Tanque da Rodagem e São João, que reivindicam permanência no local frente ao avanço do agronegócio.

Casas demolidas em terras quilombolas. Foto: Divulgação.
Casas demolidas em terras quilombolas. Foto: Divulgação.

De acordo com a Sedihpop, a Secretaria está acompanhar o protesto, por meio da equipe técnica da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade (COECV), Daniela dos Reis, superintendente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, e Gilvan Alves, superintendente de Participação Popular.

A equipe atua no sentido de levantar informações para a elaboração de um relatório consistente sobre a atual situação da comunidade, conversando com os moradores e visitando as áreas de produção e moradia.

A Sedihpop afirmou que, na tarde dessa quarta (15), a equipe visitou algumas áreas da comunidade e conversou com moradores que relataram ameaças e intimidação para que vendam os seus terrenos. No entanto, a decisão do grupo é permanecer no Território e por isso, reivindicam segurança pública e jurídica na garantia da permanência.

Em decorrência de ventos fortes e nuvens de poeira, a atividade foi comprometida nessa quarta, mas a equipe continua em Matões e deve reunir com os moradores que permanecem no Território e com os que o deixaram. Além de visitar novas áreas da comunidade que estão sendo desmatadas.

Entenda o caso

Há cinco dias os quilombolas protestam na região, onde interditaram a MA-262, contra o desmatamento e a demolição de casas de dezenas de famílias por grileiros. A manifestação, segundo a Sedihpop, é apoiada por militantes do Moquibom, de outras partes do Estado e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Quilombolas protestam na MA-262. Foto: Divulgação.
Quilombolas protestam na MA-262. Foto: Divulgação.

Alguns integrantes do movimento acampam às margens da rodovia, pois não têm para onde ir. Eles reclamam que vivem em clima de ameaça e lutam para permanecer em paz nas terras onde nasceram.

Além do ponto interditado pelos quilombolas, grileiros também bloquearam a via impedindo que a comunidade acessasse o município de Matões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.