MATINHA - A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) promovem, neste sábado (15), das 8h às 13h, no povoado Itans, no município de Matinha, Dia de Campo sobre Piscicultura Sustentável.
O titular da Sedes, Fernando Fialho, e o presidente da Agerp, Jorge Fortes, anteciparam que o Dia tem por finalidade divulgar a piscicultura desenvolvida por agricultores familiares de Itans, bem como demonstrar os resultados satisfatórios da assistência prestada pela Sedes/Agerp e parceiros, o que tem tornado a comunidade em “referência na piscicultura maranhense”.
Eles esperam reunir aproximadamente quatrocentas pessoas, entre moradores, agricultores familiares, gestores públicos, empresários rurais, técnicos, pesquisadores e lideranças para conhecer comunidade de Itans, que conta atualmente com cerca de 121 produtores de peixes em trezentos tanques.
Itans localiza-se a leste de Matinha e tem limite com os municípios de Viana, Olinda Nova do Maranhão e São João Batista, formando um tripé de piscicultura e ficando quase a mesma distância da sede de cada uma destas localidades.
Hoje, possui cerca de mil habitantes distribuídos em 125 moradias, 95% das quais em alvenaria com fossas sépticas e água encanada. A expectativa para este ano é de uma produção de 960 toneladas de peixes, o que representa uma boa injeção de recursos na economia da região.
PROGRAMAÇÃO DO DIA DE CAMPO
Primeira Estação
Realidade e Perspectiva da Piscicultura no Povoado Itans – exposição do histórico da atividade na região, os resultados atuais e a perspectiva de futuro.
Palestrantes: João Munim Silveira e Adalto Pinheiro Gomes (Associação
dos Piscicultores de Itans), Jubervam Belfort (Secretaria Municipal de Agricultura de Matinha) e Marlúcio Mendonça (gestor do Escritório da Agerp - Regional de Viana)
Segunda Estação
Sistemas de Cultivo de Peixes – exposição do processo produtivo da piscicultura em tanques escavados e a tecnologia empregada na referida atividade.
Palestrantes: José Américo Cabral (consultor do Sebrae) e Henrique Travassos, (engenheiro agrônomo da Agerp).
Terceira Estação
Alimentação/Nutrição de Peixes/Pesquisa – exposição do sistema de alimentação e nutrição dos peixes, pesquisa e biometria em tanques escavados.
Palestrantes: Sonia Regina (engenheira agrônoma e pesquisadora da Agerp) e Carlos Alberto Gomes (Associação dos Piscicultores de Itans).
Quarta Estação
Beneficiamento/Comercialização de pescado – Exposição do processo de comercialização e beneficiamento dos peixes e análise econômico-financeira da atividade de piscicultura desenvolvida em Itans.
Palestrantes: Luís Rocha (Agerp/MA) e Jackson Gomes Silva (Associação dos Piscicultores de Itans)
Quinta Estação
Exposição de Produtos Organizados pelas Instituições Participantes. Nela serão mostradas as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar com a participação dos parceiros Sedes/Agerp, Sepaq, Banco do Brasil, Sebrae, Prefeitura de Matinha, Associação dos Piscicultores e demais parceiros.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
- Fórum Nordeste da Agricultura Familiar será realizado na capital maranhense
- SAF realiza Feira Mulher da Agricultura Familiar na capital maranhense
- Agricultor familiar que perder a safra, poderá receber seguro-desemprego
- Governo prorroga prazo para cadastro na Agricultura Familiar
- Agricultura: governo lança mais um edital do Procaf no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.