Afogamento

Alcoolizado, homem tenta atravessar riacho e morre afogado em Mata Roma

Corpo foi encontrado no início da tarde dessa segunda-feira (8).

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 09/04/2024 às 09h46
Afogamento foi registrado na zona rural de Mata Roma.
Afogamento foi registrado na zona rural de Mata Roma. (Arte: Imirante.com)

MATA ROMA – Um homem, de 40 anos, morreu afogado em um riacho na zona rural do município de Mata Roma. Ele tentou atravessar a nada o riacho Estrela, no povoado Bebedouro, no último domingo (7), e acabou desaparecendo nas águas.

O corpo de José de Maria Sousa Mendes, conhecido como “Zé Tronco”, foi encontrado e retirado das águas por populares, no início da tarde dessa segunda-feira (8), após buscas. Segundo informações policiais, ele ingeriu bebida alcoólica ao longo do dia.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O riacho havia subido de nível após as intensas chuvas.

PM salva mulher que se afogava

Uma mulher, identificada como Alana Márcia dos Santos Abreu, de 34 anos, foi resgatada no Rio Munim, no domingo, em Cachoeira Grande. O salvamento foi realizado pelo 1º Tenente Marcos Fonseca. Segundo testemunhas, o caso se deu por causa do aumento repentino do rio.

Segundo o PM, ele e mais dois policiais estavam realizando um patrulhamento na região que compreende a 4ª Companhia do 27º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (BPMMA), entre as cidades de Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. 

Durante o patrulhamento na orla de Cachoeira Grande, eles foram chamados pela irmã da vítima. Ainda segundo o PM, assim que chegaram ao local deram início a tentativa de resgate. O Tenente Marcos Fonseca entrou no rio e salvou a jovem de uma situação de afogamento.

Após os primeiros atendimentos, a equipe da polícia militar levou Alana Márcia até o Hospital Regional de Morros para outros procedimentos médicos. Eles aguardaram até a liberação da vítima, que não teve lesões.

Veja orientações dos bombeiros para evitar afogamentos:

  • Moderação no consumo de álcool - indivíduo alcoolizado costuma estar bem presente nas nossas ocorrências de afogamento e mais exposto a qualquer incidente. 
  • Permanecer em uma profundidade segura - a água na altura do umbigo é sinal de perigo e quanto maior a profundidade, maior é a dificuldade de retornar à faixa de areia. 
  • Cuide das crianças - elas devem estar na distância de, no máximo, um braço entre os pais ou responsáveis.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.