SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino, confirmou, na noite desta sexta-feira (20), em seu perfil no Twitter, o primeiro caso do novo coronavírus (COVID-19) no Maranhão.
"Recebemos há pouco a confirmação de laboratório sobre o 1º caso do novo coronavírus no Maranhão. Um homem que retornou de viagem a São Paulo. Vigilância Sanitária já tomando as providências cabíveis. Além do já informado, anunciarei medidas preventivas adicionais neste sábado", diz a publicação.
Leia também:
Shoppings de São Luís suspendem funcionamento por causa do coronavírus
VÍDEO: São Luís registra aplausos para profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus
Governo declara transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil
Continua após a publicidade..
Governo abre seletivo emergencial para contratar profissionais da saúde
Barreiras sanitárias de controle da Covid-19 são instaladas nos aeroportos do MA
Pouco depois do anúncio do governador, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu nota sobre o assunto.
"A SES informa que às 21h50 desta sexta-feira recebeu a confirmação laboratorial do primeiro caso do novo coronavírus no Maranhão. Trata-se de um homem, idoso, que não apresenta sintomas graves e retornou de viagem a São Paulo. Todas as providências de responsabilidade da vigilância sanitária estão sendo adotadas em relação a este caso", diz a publicação.
Flávio Dino informou ainda que, com a confirmação do primeiro caso, medidas adicionais serão tomadas pelo Governo do Maranhão. Nas redes sociais, o Governo ressalta que não há motivo para pânico e que está adotando protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Até a noite de quinta-feira (19), 205 casos suspeitos estavam sendo acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), e outros 38 foram descartados. A SES informou que um novo boletim será divulgado na manhã deste sábado (21).
O Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante, está recebendo casos suspeitos de Covid-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. O Centro de Testagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.
Saiba Mais
- Quase 19% das pessoas que tiveram Covid-19 têm sintomas persistentes
- Vacinas contra Covid-19 serão enviadas para todo o Brasil até terça-feira (10)
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias