Eleições 2026

Mais de 20 mil urnas eletrônicas são usadas nas Eleições 2026 no Maranhão

Urnas de quatro modelos integram a estrutura das Eleições 2026 neste domingo (4); total também considera os equipamentos destinados à contingência.

Imirante.com

- Atualizada em 04/10/2026 às 07h04
Antes da abertura da votação, as urnas passam por diferentes etapas de preparação.
Antes da abertura da votação, as urnas passam por diferentes etapas de preparação. (Fernando Frazão / Agência Brasil)

MARANHÃO - Mais de 20 mil urnas eletrônicas integram a estrutura das Eleições 2026 no Maranhão neste domingo (4). O total considera também os equipamentos reservados para contingência.

A estrutura é formada por urnas de quatro modelos. São 1.168 equipamentos de 2013, 3.070 de 2015, 8.089 de 2020 e 7.884 de 2022.

As urnas são utilizadas em uma eleição que reúne 5.186.562 pessoas aptas a votar nos 217 municípios do Maranhão.

A estrutura eleitoral conta com 105 zonas e milhares de seções e locais de votação espalhados pelo estado.

Preparação dos equipamentos

Antes da abertura da votação, as urnas passam por diferentes etapas de preparação.

Os procedimentos incluem geração de mídias, carga e lacração dos equipamentos, além de testes e auditorias.

A organização também contempla ações relacionadas à segurança e à transmissão dos resultados.

O trabalho faz parte da estrutura montada para deixar as seções preparadas para receber os eleitores e permitir que os dados da votação sejam enviados com segurança para totalização.

Seis escolhas na urna

O eleitor faz seis escolhas neste domingo.

A primeira é para deputado federal. Em seguida, são registrados os votos para deputado estadual, primeiro senador, segundo senador, governador e presidente da República.

Para deputado federal, são utilizados quatro dígitos. Para deputado estadual, cinco.

Os candidatos ao Senado são identificados por três números. Como duas vagas estão em disputa, o eleitor precisa escolher duas candidaturas diferentes.

Governador e presidente da República são identificados por números de dois dígitos.

Conferência antes da confirmação

Antes de confirmar cada escolha, o eleitor visualiza na urna foto, nome, cargo e sigla partidária da candidatura.

Para deputado federal e deputado estadual, é possível votar diretamente em uma candidatura ou no partido, por meio do voto de legenda.

Para senador, governador e presidente da República, o voto é destinado a uma candidatura.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.