Testeira Copa
REORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA

Patrícia Carlos é reconduzida à presidência do PT no Maranhão

Resolução renova comissão provisória estadual até dezembro de 2026 e transfere para a direção nacional as decisões sobre alianças e candidaturas.

Ipolítica

Patrícia Carlos é reconduzida à presidência do PT no Maranhão, enquanto Executiva Nacional centraliza decisões sobre a estratégia eleitoral de 2026.
Patrícia Carlos é reconduzida à presidência do PT no Maranhão, enquanto Executiva Nacional centraliza decisões sobre a estratégia eleitoral de 2026. (Reprodução/Redes sociais)

MARANHÃO – A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão, Patrícia Carlos, foi reconduzida ao comando da Comissão Provisória Estadual da legenda. A decisão foi oficializada pela Comissão Executiva Nacional do partido, que também determinou que as principais definições sobre a estratégia eleitoral para as eleições de 2026 no estado ficarão sob responsabilidade da direção nacional.

A resolução, publicada nesta quinta-feira (2), renova o mandato da comissão provisória até 31 de dezembro de 2026 ou até a constituição do Diretório Estadual, o que ocorrer primeiro.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Executiva Nacional concentrará decisões eleitorais

Além de manter Patrícia Carlos na presidência estadual do partido, a resolução estabelece que caberá à Comissão Executiva Nacional deliberar sobre temas estratégicos relacionados às eleições de 2026.

Entre as atribuições que passam a ser centralizadas estão:

  • definição das candidaturas ao Senado e à Vice-Governadoria;
  • composição da chapa proporcional;
  • formação de coligações e alianças;
  • indicação dos representantes do PT na Federação Brasil da Esperança.

Segundo o documento, essas decisões serão tomadas pela direção nacional em diálogo com a Comissão Provisória Estadual, que ficará responsável pela execução das deliberações no Maranhão e pelas providências junto à Justiça Eleitoral.

Comissão provisória é renovada

A resolução também confirmou a composição da Comissão Provisória Estadual.

Além de Patrícia Carlos na presidência, permanecem:

  • Jhonatan Alves Soares, como tesoureiro;
  • Cricielle Aguiar Muniz, como secretária.

Também integram a comissão o vice-governador Felipe Camarão, Augusto Lobato, Washington Macaxeira, Luís Henrique Silva, Creusamar de Pinho e Cristiane Vasconcelos Bacelar.

Patrícia destaca desafios da nova missão

Após a decisão, Patrícia Carlos agradeceu à Direção Nacional pela recondução ao cargo e afirmou que seguirá trabalhando pelo fortalecimento do partido no Maranhão.

Em publicação nas redes sociais, ela destacou os desafios da função em um ano eleitoral e afirmou que a experiência na direção partidária tem ampliado seu aprendizado político.

A dirigente também agradeceu ao grupo Articulação CNB, à Corrente Nacional de Base (CNB), à direção estadual e à militância petista, que classificou como o principal patrimônio da legenda.

Atos administrativos foram validados

Outro ponto previsto na resolução é a convalidação de todos os atos administrativos praticados pela Comissão Provisória Estadual desde 26 de setembro de 2025.

O documento ainda determina que a Secretaria Nacional de Organização realize as comunicações necessárias ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), oficializando a renovação da comissão provisória e as novas regras para a condução da estratégia eleitoral do partido no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.