MARANHÃO

ENAMED 2025: oito cursos de medicina no Maranhão são avaliados

O exame permite o aproveitamento de resultados nos processos seletivos de programas de residência médica.

Imirante.com

O exame permite o aproveitamento de resultados nos processos seletivos de programas de residência médica.
O exame permite o aproveitamento de resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. ((Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

MARANHÃO - As notas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) foram divulgadas nessa segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC). Para garantir a qualidade da formação médica e proteger a população atendida pelos futuros profissionais, o Ministério da Educação irá punir os cursos com nota abaixo de 3. Entre as medidas estão a redução ou suspensão de vagas e o bloqueio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Veja a nota das universidades no Maranhão e Brasil:

A Universidade Estadual do Maranhão de Caxias, a Universidade Federal do Maranhão de São Luís e a Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz tiraram nota 4. Já a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão de Imperatriz tirou nota 3.

Veja os resultados dos cursos avaliados no Maranhão e Brasil disponíveis aqui. 

Exame ocorreu em todo o país

Ao todo, 351 cursos foram avaliados em todo o Brasil e 30% estão na faixa considerada insatisfatória, ou seja, com notas entre 1 e 2. As instituições com nota 1 terão suspensão total do ingresso de novos alunos.

De acordo com o Inep, participaram da avaliação cerca de 89 mil alunos entre aqueles que estão concluindo a faculdade e em outros semestres.

Dos alunos concluintes, cerca de 39 mil, que são aqueles que estão perto de chegarem ao mercado de trabalho para atender o público, apenas 67% teve o que o instituto chama de "resultado proficiente", ou seja, conseguiu mostrar na avaliação conhecimento suficiente.

Universidades públicas municipais tiveram as piores notas no Brasil

Os piores resultados ficaram com as universidades públicas municipais, em que 87,5% dos cursos ficaram com os conceitos mais baixos. Os centros de ensino privados com fins lucrativos também tiveram desempenho fraco, com 58,4% dos cursos nas faixas 1 e 2.

Já as universidades públicas federais e estaduais tiveram as melhores notas. Nas estaduais, 84,7% ficaram com notas entre 4 e 5; nas federais, 87,6% dos cursos alcançaram as notas mais altas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.