Segurança pública

Maranhão é único estado da Amazônia Legal com alta taxa de mortes violentas intencionais em 2024

Dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e destacam o aumento da violência com a expansão das facções criminosas.

Imirante.com

Atualizada em 19/11/2025 às 18h25
Dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e destacam o aumento da violência com a expansão das facções criminosas. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e destacam o aumento da violência com a expansão das facções criminosas. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

MARANHÃO - O Maranhão foi o único estado da Amazônia Legal a registrar alta na taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em 2024. Os dados constam na 4ª edição do relatório Cartografias da Violência na Amazônia 2025, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quarta-feira (19).

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Mortes Violentas Intencionais (MVI) correspondem à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídios e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.

Os dados reúnem estatísticas oficiais das secretarias de Segurança Pública e projeções populacionais do IBGE, englobando 181 municípios maranhenses que fazem parte do território amazônico. Juntas, em números absolutos, todas as cidades somaram 1.731 mortes violentas só em 2024.

Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Já em relação à taxa de homicídios por 100 mil habitantes, o Maranhão passou de 26,6 em 2023 para 29,7 em 2024, representando uma alta de 11,5% e contrariando a tendência de queda observada em todos os outros nove estados da Amazônia Legal.

📉 Veja como evoluíram os demais estados da Amazônia Legal, entre 2023 e 2024:

  • Tocantins: queda de 27,9% (de 27,4 para 19,8 mortes por 100 mil habitantes).
  • Roraima: queda de 27,1% (de 25,5 para 18,6 mortes por 100 mil habitantes).
  • Amapá: queda de 30,6% (de 64,9 para 45,1 mortes por 100 mil habitantes).
  • Amazonas: queda de 17,4% (de 33,2 para 27,4 mortes por 100 mil habitantes).
  • Acre: queda de 16,7% (de 24,4 para 20,3 mortes por 100 mil habitantes).
  • Pará: queda de 7,3% (de 31,9 para 29,5 mortes por 100 mil habitantes).
  • Mato Grosso: queda de 3% (de 30,7 para 29,8 mortes por 100 mil habitantes).
  • Rondônia: queda de 0,3% (Estável em 26,1 por 100 mil habitantes).

Por que só o Maranhão subiu 📈?

O relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública não aponta uma causa única, mas relaciona o avanço da violência letal a três fatores que se cruzam no estado, com destaque para o crescimento e expansão das facções criminosas.

  • Forte presença de facções criminosas, com 53 municípios sob atuação de grupos como CV, B40, PCC e PCM.
  • Aumento drástico dos conflitos por terra, com alta de 178% e liderança nacional do município de Timbiras.
  • Pressão crescente sobre áreas rurais, comunidades tradicionais e zonas de expansão agrícola, especialmente no MATOPIBA.

Relembre alguns casos de mortes violentas no Maranhão em 2024

VÍDEO: câmeras de segurança mostram que jovem morto em assalto a ônibus em São Luís não esboçou reação

VÍDEO: jovem é morto com golpe de punhal durante discussão em bar de Imperatriz

Influenciador digital é morto com mais de 35 facadas em São Luís

Homem é morto a tiros no bairro Cohab Anil IV, em São Luís

Vigilante é morto com quatro tiros em bar no Jardim Tropical, na Grande São Luís

Empresário é morto a tiros dentro de Porsche, em Santa Inês

Homem é morto a tiros dentro de carro em São Luís

Ao Imirante, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) destacou que tem fortalecido continuamente as ações de combate à criminalidade, com ênfase na desarticulação de organizações criminosas. As ações unem o esforço das Polícias Civil e Militar, com apoio da Inteligência, atuando de forma integrada, estratégica e permanente em todo o estado, com foco nos municípios que apresentam aumento das ocorrências de crimes violentos. 

Veja na íntegra a nota do Governo do Maranhão:

A Secretaria de Estado da Segurança P+ublica (SSP) informa que tem fortalecido continuamente as ações de combate à criminalidade, com ênfase na desarticulação de organizações criminosas. As ações unem o esforço das Polícias Civil e Militar, com apoio da Inteligência, atuando de forma integrada, estratégica e permanente em todo o estado, com foco nos municípios que apresentam aumento das ocorrências de crimes violentos.

Resultado deste trabalho, de janeiro a outubro deste ano, o estado apresenta redução de 6,5% mas ocorrências de crimes violentos letais intencionais, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Ainda como resposta das ações de combate à criminalidade, desde agosto, mais de três mil prisões foram realizadas no Maranhão, incluído a captura de líderes de facções criminosas. Alem disto, neste ano, as forças de segurança do estado contabilizam a apreensão de mais de 4 toneladas de drogas, além de centenas de armas armas de fogo.

Para fortalecer a ação policial, o Governo do estado promove uma série de investimentos , como a aquisição de novas viaturas e de armamentos, ampliação dos efetivos policiais, investimentos em tecnologias e inteligência, capacitação dos agentes de segurança pública, além da reestruturação dos prédios de delegacias e batalhões.

A SSP segue com reforço de todas as ações operacionais no estado, com ênfase nos trabalhos de desarticulação do crime organizado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.