IFMA abre 560 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio
Oportunidade em 13 campi incluem cursos gratuitos em áreas como Administração, Gastronomia, Agropecuária e Eletrotécnica, com seleção baseada em análise socioeconômica.
MARANHÃO - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta segunda-feira (22), o edital do Processo Seletivo Unificado 2026 para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada, voltados à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). São 560 vagas gratuitas distribuídas em 14 campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
Cursos técnicos gratuitos em 13 campi no IFMA
As oportunidades contemplam 13 campi do IFMA. O Campus São Luís-Maracanã oferece 80 vagas nos cursos de Agropecuária (vespertino) e Gastronomia (matutino). Os demais campi – Açailândia, Araioses, Porto Franco, Bacabal, Buriticupu, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Santa Inês, São José de Ribamar, Timon e Zé Doca – disponibilizam 40 vagas cada em cursos como Administração, Vendas, Comércio, Agroindústria, Eletrotécnica, Panificação e Redes de Computadores.
Inscrições e critérios de participação
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site estudenoifma.ifma.edu.br, de 26 de setembro a 31 de outubro de 2025 . Pode participar o candidato com no mínimo 18 anos completos até a data da matrícula, que já concluíram o Ensino Fundamental ou cursaram, em 2025, o 9º ano do Ensino Fundamental ou a última etapa desse Ensino na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
A seleção será feita por análise do Questionário Socioeconômico preenchido no ato da inscrição, considerando renda familiar, tempo fora da escola, condições de moradia e motivações para retorno aos estudos.
Sistema de cotas e reservas
Metade das vagas é reservada a quem cursou integralmente o ensino fundamental em escola pública, com subcotas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Há também reserva específica de 2,5% das vagas para pessoas com deficiência, independentemente de renda ou origem escolar.
Os candidatos autodeclarados pretos e pardos passarão por procedimento de heteroidentificação, com análise de foto enviada no ato da inscrição.
O resultado final está previsto para 18 de dezembro de 2025, com matrículas dos aprovados de 7 a 16 de janeiro de 2026. Havendo vagas remanescentes, haverá chamadas de excedentes até a terceira semana de aula.
O edital completo, com a lista de cursos, turnos e detalhes de cotas, está disponível no site estudenoifma.ifma.edu.br.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.