No Maranhão

PF investiga adolescente por crime de incitação ao ódio e narrativas extremistas

Segundo a PF, foram encontradas conversas sobre intolerância e incitação ao ódio, revelando aderência a narrativas extremistas e a utilização de plataformas digitais para propagação de conteúdo de risco.

Imirante.com

A Operação Leviatã é conduzida pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal e autoridades estaduais.
A Operação Leviatã é conduzida pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal e autoridades estaduais. (Divulgação / Polícia Federal)

MARANHÃO - Nesta quinta-feira (28) uma adolescente de 16 anos foi alvo de mandado de busca e apreensão durante a terceira fase da Operação Leviatã, realizada pela Polícia Federal com apoio do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA). O objetivo da ação é combater atos preparatórios de terrorismo, incitação ao genocídio e crimes de ódio em ambientes digitais.

A jovem foi identificada em comunicações com o principal investigado da primeira fase da operação, realizada em abril deste ano. De acordo com a PF, as conversas analisadas revelam adesão a narrativas extremistas e uso de plataformas digitais para disseminação de conteúdo de risco, com foco em intolerância e incitação ao ódio.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Paralelamente, a segunda fase da operação foi executada em Santo André (SP), onde um jovem de 18 anos também foi alvo de busca e apreensão. Ele é suspeito de colaborar com o investigado principal na difusão de discursos racistas e de ódio, inclusive por meio da produção de material musical com conteúdo discriminatório e potencial de amplificação digital.

Ainda segundo a PF, as investigações indicam que os envolvidos compartilhavam mensagens com teor de ódio e aderiam a ideologias extremistas motivadas por recortes raciais e étnicos. O conjunto probatório, ainda em consolidação, aponta para uma predisposição à prática de atos violentos e alinhamento consistente a pautas de intolerância.

A Operação Leviatã é conduzida pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal e autoridades estaduais, e busca identificar a extensão das condutas ilícitas, a autoria, o nexo de colaboração entre os investigados e a eventual existência de uma organização estável em ambientes virtuais.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.