MARANHÃO - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social pode ouvir o gerente-executivo do INSS no Maranhão, Luís Carlos Silva. O pedido de convocação foi apresentado pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA).
Segundo o requerimento, a convocação é considerada prioritária para que Luís Carlos esclareça como a autarquia tem atuado no estado diante das investigações sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Ele assumiu recentemente o cargo, substituindo Wesley Aragão.
A CPMI investiga um esquema bilionário identificado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União na Operação Sem Desconto. As apurações apontam que associações e entidades de classe realizavam cobranças mensais não autorizadas diretamente nos contracheques de beneficiários, com uso de documentos e assinaturas falsas.
No Maranhão, a situação é ainda mais grave: entrevistas feitas pela CGU mostram que 100% dos aposentados ouvidos disseram não ter autorizado os descontos. As principais vítimas estão na zona rural, e até 60% dos aposentados de alguns municípios foram afetados. O prejuízo nacional estimado ultrapassa R$ 6 bilhões.
Para Duarte Jr., ouvir o gerente do INSS no estado é essencial para apurar a responsabilidade dos envolvidos e buscar soluções que garantam o ressarcimento aos prejudicados. O requerimento aguarda deliberação dos membros da CPMI.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.